O que significa carnaval para você? Na humanidade, sempre houve a necessidade de extravasar para depois se centrar. Para os cristãos a festa pagã faz os fieis relembrarem suas “culpas” e entrarem na linha, fazendo penitência.
Este ano já estivemos envolvidos com vários sacrifícios, medos, perdas, solidões, sentimentos desagradáveis diversos… mais de dois anos assim, e parecia que não ia acabar nunca. Na verdade não acabou, modificou.
Sinto que o carnaval deste ano acontece não só para termos força para continuar a jornada até dezembro, mas para colaborar com a saúde integral que precisamos recuperar depois destes tempos desafiadores.
Poder compartilhar músicas, danças, fantasias, gargalhadas, paqueras, beijos e abraços promete deixar a vida mais alegre e ajuda a esquecer da rotina, do tem que fazer, tem entregar, tem que cumprir…
O Carnaval colabora para viver o agora, e isso pode ajudar a encher a mochila dos recursos que precisamos utilizar diante dos desafios da vida que vão continuar. Se dê o direito de “brincar carnaval” do seu jeito, sei que muitos não gostam da folia, das músicas altas e empurra-empurra.
Mas pare tudo, e faça algo que te faça bem, ouvir os pássaros, tomar banho de rio, cachoeira, visitar pessoas amigas que juntos possam rir, cantar…ou fazer um retiro espiritual. Fazer algo que ajude seu corpo e cérebro se sentirem vivos, amados.
A rotina, o ficar enfiado no computador, no celular, vendo os outros se divertirem, não formarão boas lembranças com poder de reavivar seu corpo e sua mente quando estiver velhinho(a). Aquilo que faz te sentir livre, feliz e real junto de outros, pode ser um motivo para sorrir depois de anos.
Que tal fazer algo que depois de anos você fale: Vivi isso no carnaval de 2023!
Que seja a sua maneira, mas que seja um feliz Carnaval!
Eu sou uma caixa de mensagem. Clique no botão editar para mudar este texto.